.

.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Veja onde usar a nota do Enem; inscrições abrem nesta segunda

Exame recebeu 7,1 milhões de inscrições em 2013


Nesta segunda-feira (12), o Ministério da Educação (MEC) começa a receber inscrições para o Enem 2014. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior público brasileiro, mas a nota possui outras finalidades. Conheça abaixo os cinco programas do governo federal que utilizam o Enem e faça sua inscrição até o dia 23 de maio, pela internet.
Sisu - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, utilizando exclusivamente as notas do Enem. Para participar, o candidato deve fazer inscrição no sistema, online, que ocorre em duas edições anuais - no início e na metade do ano. Na primeira edição de 2014, o Sisu bateu recorde de número de inscritos (2.559.987), de instituições (115) e vagas em cursos (171.401). Os cursos com maior procura foram administração (301.191), direito (225.688), pedagogia (217.116) e medicina (211.065).
ProUni - Seleciona candidatos para bolsas em instituições particulares de ensino superior. Para participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), é preciso obter o mínimo de 450 pontos na média das notas e não zerar a redação. Há dois tipos de bolsas: as integrais, para os estudantes com renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, e as parciais, destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O processo ocorre duas vezes por ano e possui uma única etapa, feita online.
Fies - O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é mais uma opção do governo federal para quem vai cursar o ensino superior em instituição privada.  Os interessados precisam fazer o Enem, mas não é exigida uma nota mínima para receber o financiamento. O estudante pode financiar até 100% da mensalidade do curso escolhido, sendo que a taxa efetiva de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Alunos do ProUni também podem ter um contrato do Fies para custear os outros 50% da mensalidade, no caso da bolsa parcial.
Sisutec - O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferece vagas gratuitas em cursos técnicos em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica. Os candidatos são selecionados com base na nota do Enem, sendo preciso ter nota superior a zero na redação. O processo de seleção é semelhante ao Sisu.
Ciências sem Fronteiras - Destinado a alunos de graduação e pós-graduação, o Ciências sem Fronteiras concede bolsas de estudo em universidades estrangeiras. Um dos requisitos para participar é obter, no mínimo, 600 pontos no Enem. O aluno selecionado tem todos os custos do intercâmbio pagos pelo programa: a mensalidade da universidade, o alojamento, a alimentação e também um curso para quem precisa melhorar o domínio do idioma do país onde está. Os editais são abertos ao longo do ano pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br.
Certificado do Ensino Médio - O Enem pode ser utilizado para certificação de conclusão do ensino médio por estudantes acima de 18 anos - completos até a data da prova. Para isso, é preciso atingir 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento cobradas nas provas objetivas e obter 500 pontos na redação. A certificação não é realizada pelo Inep, mas por Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação. A lista das instituições cadastradas pode ser consultada no site do Inep. Assim, no ato da inscrição do Enem, o candidato deve optar pelo certificado de conclusão e informar em qual instituição irá obter o documento de certificação.
CAMPANHA - Nesta edição do Enem, o MEC lançou o hotsite Caminho de Oportunidades. Nele, há um vídeo explicativo sobre os cinco programas do governo federal. Além disso, o usário também pode enviar depoimentos falando a respeito de sua experiência com o Enem. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário