Tubarão teria ficado preso na rede de pescadoresFoto: Mariama Oliveira/Comuniq
De acordo com a internauta Mariama Oliveira, que publicou uma foto pelo aplicativo Comuniq, o animal tem 4,3 metros e teria ficado preso na rede de pescadores.
O NE10 entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que informou não ter recebido nenhum chamado para esta ocorrência. O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT), ligado à Secretaria de Defesa Social (SDS), informou que irá apurar o caso.
Ainda segundo a internauta Mariama, os pescadores teriam dito que este é o terceiro tubarão pego no local este mês. Até hoje não foi registrado no Brasil nenhum ataque da espécie martelo, que se encontra em "em nível máximo" nas listas de risco de extinção segundo informou a professora de engenharia de pesca Rosângela Lessa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
"O pescador que, por ventura, capture um tubarão desses deve devolvê-lo imediatamente ao mar; vivo ou morto", disse a professora ao explicar que a portaria 445 dos ministérios do Meio Ambiente e da Pesca, datada de 17 de dezembro de 2014, torna crime ambiental a comercialização da espécie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário